domingo, 27 de maio de 2018

O universo em expansão

Umas das teorias cosmológicas mais conhecidas é, sem dúvida, aquela que descreve um universo em expansão. De acordo com tal teoria, tal expansão ter-se-á originado a partir de um estado de alta densidade e alta temperatura. Evidências, tais como o desvio para o vermelho de galáxias distantes e a radiação cósmica de fundo abonam a favor de uma teoria do género.

Friedman considerou um modelo cosmológico concordante com as equações da relatividade geral onde é assumida a possibilidade de um espaço com curvatura não constante. O seu artigo, Über die Krümmung des Raumes data de 1922. Em 1927, Lemaître, no seu artigo Un univers homogène de masse constante et de rayon croissant rendant compte de la vitesse radiale des nébuleuses extragalactiques e cuja tradução pode ser entendida como Um universo de masa contante e raio crescente, tendo em conta a velocidade radial das nebulosas extragalácticas, assume que o universo, além de se expandir, a sua velocidade de expansão é proporcional à distância e apoiou as suas conclusões sobre provas observacionais.

Decidi traduzir o artigo O universo em expansão no qual o autor expõe algumas das suas ideias. Apesar de não ser o artigo onde é apresentada a conclusão sobre a dependência na distância da velocidade de expansão, escolhi-o por enveredar uma série de estudos sobre a estrutura do espaço-tempo.

Sem comentários:

Enviar um comentário