quinta-feira, 12 de maio de 2016

Alguns artigos interessantes na história do estudo dos buracos negros

Entre os objectos mais estranho estudados em Astrofísica contam-se os buracos negros e a história da sua descoberta e maturação da teoria tem, também, o seu interesse. Não considero aqui útil uma descrição do tópico no que concerne à sua divulgação. Dentro do âmbito do que aqui tenho colocado, torna-se certamente mais interessante publicar traduções dos artigos mais marcantes no desenvolvimento da sua teoria. Começo com estes:

  1. A massa máxima de estrelas anãs ideais
  2. Aplicações da teoria do gás electrónico de Pauli-Fermi ao problema das forças coesivas
  3. Sobre a matéria densa
  4. Sobre o campo gravitacional de uma esfera de fluido incompressível de acordo com a teoria de Einstein
  5. Sobre o campo gravitacional de uma massa pontual de acordo com a teoria de Einstein
  6. A densidade de estrelas anãs brancas
Nos dois últimos dos artigos aqui listados, Schwarzschild obteve duas soluções das equações de campo gravítico, uma para uma esfera de fluido e outra para uma massa pontual. Observa-se aí que, estando toda a matéria condensada no interior de uma esfera cujo raio é inferior a um raio crítico, a velocidade de escape de qualquer partícula que aí se encontre terá de ser superior à velocidade da luz. Tal objecto possui, portanto, as características de um buraco negro.
No primeiro dos artigos, Chandrasekhar determinou o limite para a massa de um gás degenerado de electrões que constitui um modelo preciso das estrelas anãs brancas. Esse artigo baseia-se na teoria dos gases electrónicos estudada anteriormente por outros autores. Tentarei continuar a pesquisar todos os artigos que permitam dar um seguimento coerente à história subjacente ao estudo dos buracos negros.

Sem comentários:

Enviar um comentário