sábado, 10 de março de 2012

A precessão dos periélios

No texto Anomalias e paradoxos da teoria newtoniana da gravitação, Cindra apresenta uma série de problemas levantados à teoria da gravitação de Newton e respectivas propostas de resolução numa perspectiva histórica. Entre estes encontra-se o mais conhecido, descoberto por Le Verrier (um dos intervenientes na descoberta do planeta Neptuno), prende-se com a precessão do periélio do planeta Mercúrio cujo valor estimou em 41 segundos de arco por século.
Muitas propostas foram sugeridas, propondo uma alteração à forma do potencial que descreve a teoria newtoniana à semelhança do que fora antes apresentado por Webber para a electrodinâmica. Uma delas em particular, a de Gebber, propõe uma alteração ao potencial gravítico com base no pressuposto de uma velocidade finita para a propagação da acção gravitacional (velocidade essa já assumida anteriormente por Laplace).
No seu artigo A propagação espacial e temporal da gravidade, cuja tradução aproximada coloquei no google docs, o autor chega, nos finais do século XIX, à mesma expressão que conduziu a Teoria da Relatividade Geral. De facto, determinou, para essa velocidade um valor que estava incluído nos limites experimentais e observacionais de Facault, Hertz e Römer relativos à velocidade da luz.

Sem comentários:

Enviar um comentário