quinta-feira, 28 de junho de 2012

Conservação do spin isotópico e da invariância de aferição isotópica

Determinadas propriedades dos nucleões levaram Heisenberg a introduzir o conceito de spin isotópico no estudo das interacções nucleares. Estas propriedades são:
  • A massa do protão e do netruão são aproximadamente iguais e as suas propriedades, ignorando a carga eléctrica, são essencialmente as mesmas.
  • Os núcleos leves estáveis possuem o mesmo número de ambos, protões e neutrões.

Actualmente sabe-se que a itneracção forte entre pares de nucleões é independente do facto de serem protões ou neutrões. Este facto corrobora a ideia  de isospin.
Uma transformação de aferição (ou "gauge") de um campo consiste numa aplicação que deixa invariante o respectivo Lagrageano. Este tipo de transformação encontrava-se implícita nas equações clássicas da electrodinâmica (ver, por exemplo Uma teoria dinâmica do campo electromagnético) e foi explicitada nos trabalhos de Weyl, Fock e London.
Em analogia com as ideias desenvolvidas no caso electromagnético, Yang e Mills aventaram uma teoria de aferição para um campo (que designaram por campo b) no espaço de spin isotópico num artigo que intitularam por Conservação do spin isotópico e da invariância de aferição isotópica.

Sem comentários:

Enviar um comentário